Mais um dia no reinado ainda não plenamente estabelecido de Nosso Senhor Jesus Cristo se inicia. Mais um dia na companhia da bem-aventurada e sempre virgem Maria. Enfim, um dia como outro qualquer, o que é muito bom.
No Amazonas, as águas da maior cheia já registrada baixam, baixam e baixam, deixando as praias cada vez mais expostas. Bom para quem não está, como eu, preso a um escritório e pode aproveitar numa boa. Especialmente a Praia da Lua está especialmente recomendável, segundo soube, principalmente porque agora todo mundo só quer saber da praia da Ponta Negra.
Enquanto isso, nas Olimpíadas, o Brasil vai fazendo bonito. Ontem o basquete, o boxe e o Vôlei foram motivo de orgulho nacional para o nosso País Tropical (abençoado por DEUS e bonito por natureza). Depois de alguns dias de tristeza e decepção, não poderia haver reviravolta melhor. Claro que não somos os Estados Unidos nem a China em termos de esportes, mas se os brutos também amam, então os brasileiros também podem se alegrar com o esporte.
Enfim, um bom dia para começar pedindo o Espírito Santo de Deus. Um bom dia para encarar as coisas sob um outro prisma. Um bom dia para permitir-se abrir as cortinas pesadas do próprio coração e deixar entra um pouco de luz.
Estou falando todas essas coisas apenas para mostrar que todo o mundo pode ser encarado de forma totalmente diversa daquela que tantas vezes vemos na televisão, onde os telejornais fazem questão de frisar apenas as desgraças que aconteceram.
Tanta coisa boa acontecendo, tanta caridade, tanta gente se ajudando, e você liga a televisão e só tem tragédia, acidente, terremoto, furacão, e o escambau. Pra quê perder seu tempo vendo um filme triste, ou esperando um parente morrer para ficar deprimido? Ligue a televisão e veja todos os telejornais possível, que é muito mais rápido!
Me impressiona, mas não me surpreende, as tendências de nossa imprensa, de nossa mídia em geral. Tudo é feito para deixar a gente triste, ansioso, temeroso do futuro. A pessoa vê o noticiário e pensa: "esse mundo não tem mais jeito, mesmo". E aí vem toda uma série de problemas correlatos.
Poxa, não estou dizendo que devemos viver como alienados, pensando que o mundo é uma maravilha, que todo mundo se ama e que as bombas que estão explodindo na Síria são apenas uma exceção, uma coisa rápida, passageira e sem importância. De modo algum é isso que estou dizendo. Mas tudo precisa ser feito com equilíbrio do contrário nós todos iremos nos tornar alienados pela via reversa.
Por exemplo, enquanto o Datena, aquele homem que se aproveita da ignorância do povo para prestar um desserviço ao país inteiro, arauto da pena de morte e da prisão perpétua, cospe brasa contra tudo e contra todos no seu programa sensacionalista, aqui em Manaus a criminalidade caiu em 28 bairros, segundo recente levantamento da Secretaria de Segurança Pública. Sem precisar matar ninguém, sem precisar jogar ninguém na cadeia para o resto da vida, como se fosse um animal de zoológico. Aliás, por mim nem existia zoológico, mas isso é outra história.
Quer dizer, o que é que custa, não é mesmo, dar só mais um pouquinho de publicidade para o que acontece de bom no mundo? Poxa, a Igreja Católica ajuda diariamente milhões de pobres ao redor do mundo, pessoas são libertas do vício da bebida, da droga, do cigarro, do sexo sem limites (pergunte a um ninfomaníaco se ele leva uma vida normal e equilibrada antes de contestar esse argumento), entre tantas outras milhões de milhões de coisas boas, de pequenos milagres que se operam todos os dias, e que aparecem em...lugar nenhum.
Eu poderia escrever tanta coisa, mas tanta coisa linda que a minha Igreja faz mundo afora nesse post, que era capaz de você não conseguir ler até o fim. No entanto, os livros de história, os noticiários, só querem saber de padres pedófilos, da Inquisição, caxa as bruxas, etc, etc. Novamente, não prego a alienação de ninguém, aconteceu no passado, acontece hoje, acontecerá amanhã, ninguém duvida disso.
Mas, por Deus, será que só eu acho essa avaliação unidimensional da realidade uma baita duma injustiça? Será mesmo que um padre pedófilo, ou um grupo de padres pedófilos, por exemplo, é a Igreja inteira? Será que, de 2.000 anos de história, a gente pegar só a PIOR PARTE e usar ela como parâmetro para julgamento de toda a Instituição, é o mais correto?
Onde estão as dezenas de milhares de orfanatos, hospitais, asilos, leprosários, escolas, universidades mantidas e custeadas pela Igreja Católica? Não existem? Bom, para a mídia, certamente que não!
Minha avó, por exemplo, nós não tínhamos dinheiro para lhe dar um tratamento digno em sua velhice, e a saúde pública desse meu Brasil é comparável à dos tempos do próprio Cristo (ou seja, uma MERDA). Quem foi que cuidou de minha avó em sua doença? Foi o Estado, essa instituição que os homens criaram para que resolvesse seus problemas como se fosse uma espécie de deus? A IGREJA cuidou de minha avó, a acolheu em seus leitos gratuitos e lhe deu dignidade para que pudesse morrer com um mínimo de honra intacta.
Malditos sejam esses meios de comunicação, malditos sejam esses autores dos livros de história usados em nossas escolas! Manipulando a informação, fechando os olhos para o todo, eles se colocam na posição de servidores fiéis, se cães obedientes desse sistema de opressão e morte que governa o mundo! Tornam o povo cada vez mais e mais ignorante, cada vez mais e mais manipulável. Agradecem todas as redes de supermercados, todos os vendedores de entretenimento vazio, projetado para fazer o homem esquecer que há um amanhã e uma morte!
Ai daqueles que pensam que hoje a informação é livre, que está ao alcance de todos! Ai daqueles que pensam que hoje chegar ao conhecimento da verdade é mais fácil do que antes! Que enorme ilusão, que enorme mentira e armadilha em que foram enredados todos aqueles que usaram o ensino médio como parâmetro para suas vidas!
Oras, que vos parece? Será mesmo que com 15, 16 anos, a pessoa tem condições de dizer "fechei minha filosofia de vida, sei tudo que preciso para tocar minha existência, possuo toda a verdade e não desejo mais pensar"? Eu tenho 20 anos, penso sobre infinitos problemas todos os dias, e quero continuar pensando neles até o dia da minha morte! É totalmente incompreensível para mim como às vezes as pessoas ao meu redor parecem tão conformadas com o que sabem, com o que acham que sabem!
Quanta gente por aí se vendendo como sábia, como cheia do conhecimento, na verdade não sabe de nada! Sabedoria e presunção são coisas muito, mas muito diferentes, mesmo, sabe! E tem gente que eu conheço, que convivo, que vai para os debates e parece que ao invés de discutir com o cérebro, discute com um nariz empinado! Dá até pra ver a meleca lá dentro tal é o ângulo que o orgulho e a soberba dessas pessoas cria em suas faces!
Vocês acham que se um belo dia eu acordasse e percebesse que tudo o que eu vivo é uma mentira eu não iria abandonar tudo e seguir em busca da verdade? Vocês acham realmente que eu não me pergunto todos os dias sobre os fundamentos da minha fé?
As pessoas evitam questionar sua fé, pois sabem ser ela fraca. Eu desafio minha fé todos os dias, confronto-a com todos os argumentos possíveis e plausíveis! E por que? Porque a verdade, senhores, não é o que nos é conveniente, e Deus sabe como a fé Nele é extremamente inconveniente na maior parte do tempo, a verdade é simplesmente a verdade, e isso já não é o suficiente?
Pode-se realmente exigir da verdade mais do que ela ser ela mesma? Pode-se querer que a verdade seja fácil, seja doce, seja submissa aos meus caprichos? Oras, é claro que não, isto é tão óbvio. A essência da verdade é simplesmente SER VERDADE, e quantas pessoas simplesmente não entendem isso! É uma verdadeira frustração, isso!
***
Há muito tempo, antes de Jesus, houve um certo homem, um tal de Sócrates, que propunha um certo método de pensamento, se escreve MAIÊUTICA, ou algo assim. Basicamente, ele dizia que devemos sempre questionar o que sabemos, o que achamos, o que pensamos, que devemos constantemente por nossas OPINIÕES à prova, pois só assim se chega ao conhecimento da VERDADE.
Quem quiser pesquisar mais sobre o método que pesquise, eu sinceramente fiquei foi com raiva, já. A maioria das pessoas que realmente precisam de um pouco de maiêutica nas suas vidas não vai ler sobre ela nem pesquisando no google, nem se eu escrever aqui, nem se CAIR UM PERGAMINHO DO CÉU NAS MÃOS DELAS com o conceito e aplicação escritos.
O grande problema do método do Sócrates foi exatamente esse: foi projetado para pessoas que não tem o menor interesse nele. Mais ou menos a mesma coisa que aconteceu um pouco depois, com Jesus Cristo. É, essa humanidade é fogo, mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário